
Como pais, vocês garantem a seus filhos segurança, alimentação, escola e mantêm as vacinas em dia, certo?
Mas, e o amor e o afeto?
São tão importantes quanto tudo isso para o desenvolvimento das crianças.
Não é conversa fiada, há uma comprovação científica de que o desenvolvimento infantil só tem sucesso, se acrescentar amor e afeto à criança.
Você já deve ter ouvido alguém dizer, como sua mãe ou avó, ou mesmo algum amigo, que pegar no colo muitas vezes, pode deixar o bebê mimado.
Pior ainda é o conselho para deixar a criança chorar para que ela aprenda a esperar.
Dê colo à vontade, porque logo que uma criança nasce, ela continua em formação e se sente insegura. É um período como se fosse a continuação da gravidez, mas fora da barriga.
Não é só trocar fraldas, amamentar, dar banho e vacinas. Ela precisa da segurança, do toque e do aconchego dos pais para se desenvolver.
Eu estava olhando alguns dados da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal que diz muito sobre esse assunto.
Para os brasileiros, as 3 coisas mais importantes para o desenvolvimento da criança de até 3 anos são: levá-la ao pediatra/dar vacinas recomendadas, amamentar e ter cuidado com a alimentação.
O afeto dos pais e o convívio com outras crianças e irmãos, por exemplo, são pouco falados.
O afeto e carinho nos primeiros anos de vida, vai tornar o seu filho um adulto emocionalmente seguro.
Assim como conversar, cantar, contar histórias ao bebê, mesmo ele sendo muito pequeno, ficará registrado como algo bom e acolhedor.
O período mais importante do desenvolvimento de um ser humano vai do nascimento até os 8 anos de idade.
A gente está sempre aprendendo e evoluindo, mas nestes primeiros anos de vida, chamados de primeira infância, isso acontece com muita rapidez.
Não tem uma fórmula mágica para a criança se desenvolver. Os adultos precisam entender que elas passam por diferentes fases, são únicas, então, nunca compare sua criança com outra.
Papai e mamãe, vocês têm colaborado de forma amorosa no desenvolvimento do seu filho?
Comments