Em um momento ou outro, quase todos os pais usam a comida para recompensar seus filhos por bom comportamento, quando realizam algo ou para consolá-los quando estão tristes ou chateados.
Vai dizer que você nunca ofereceu doces ou sorvete quando, por exemplo, seu filho venceu um jogo de futebol ou foi bem nas provas? Ou ofereceu bala ou pirulito para animar o filho que estava tristinho?
Você pode até pensar que não há mal nenhum em fazer esse tipo de coisa, mas como pediatra focada em nutrição infantil, considero muito perigoso usar alimentos para incentivar as crianças.
Este gesto pode levar as crianças a comer mesmo quando não estão com fome, além de aumentar as chances de elas lidarem com as emoções, através do que comem.
Eu passo boa parte do meu tempo no consultório ajudando os pais e crianças a quebrarem esse ciclo. Conversamos muito sobre outras formas de celebrar ou conter a tristeza, que não seja através da comida.
As crianças consomem mais calorias quando os pais usam a comida para recompensar o comportamento delas.
Claro, não são apenas os pais e mães que usam os alimentos dessa maneira, mas cuidadores, avós, os irmãos mais velhos e até na escola.
É preciso mudar o comportamento em casa, conversar com todas as pessoas da família e as que estão envolvidas na criação e cuidado dos pequenos.
Vamos abandonar esse hábito?
Primeiro, não se culpe, você não está sozinho! O que mais importa é a sua vontade de mudar e seguir um novo caminho.
Usar comida para recompensar as crianças prejudica os hábitos saudáveis, então qualquer esforço para mudar pode trazer benefícios, não só agora, mas, lá na frente.
Sempre que seu filho estiver passando por um problema, como tristeza, diga que o ama, que se sente triste com ele e que deseja que essa situação passe logo.
Viu que nem precisa oferecer uma guloseima? Só essa conversa carinhosa já mostra que você está com ele, em qualquer momento.
Há outras maneiras de confortar seu filho que não envolvem comida. Você pode abraçá-lo, sair para caminhar, jogar um jogo, por exemplo.
E para comemorar alguma conquista, tente assistir um filme juntos, aproveitando o tempo para dizer que você sente orgulho dele.
Se você está tentando motivar ou inspirar seu filho, você pode escutar uma música que ele goste, pode ler alguma frase motivacional ou contar uma boa história inspiradora.
Quando você quiser incentivar as crianças a fazer a lição de casa, tente elogiar o esforço delas. Diga que estão trabalhando duro e pergunte: “Como posso ajudar?”
Com crianças pequenas, quando se recusam a sair do parquinho ou tomar banho, tente envolvê-las com um bicho de pelúcia ou um brinquedo macio para brincar.
Converse com eles, pergunte, se interesse pelo que eles estão fazendo.
Não estou aqui dizendo que você nunca deva fazer um bolo, tomar um sorvete ou comer um brigadeiro para comemorar uma vitória ou uma conquista. A comida faz parte de conversas, de comemorações e deve ser totalmente apreciada.
Mas se você depende sempre da comida para expressar emoções com seus filhos, acredito que deveria buscar ajuda para encontrar outras maneiras e palavras para mostrar o quanto os ama.
Fonte: https://theconversation.com
コメント