top of page
  • Foto do escritorMedicina Positiva

O que é fundamental para fazer uma criança feliz?




Tantas vezes ouvimos a expressão “é preciso pouco para fazer uma criança feliz”. Mas o que faz uma criança feliz de verdade? O que é fundamental para fazer uma criança feliz?


Independente se o nascimento do seu filho foi planejado, desejado ou imprevisto, a maternidade/paternidade é uma aventura com várias descobertas e momentos de felicidade, dúvidas e medos.


A felicidade é um sentimento muito precioso e essencial. O que as crianças e adolescentes mais precisam para serem felizes é de carinho, amor, confiança e de regras para se sentirem seguras. E, sobretudo, os pequenos mimos: beijos, abraços, afeto e carinho.


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Instituto Datafolha, realizaram uma pesquisa com mais de 1525 crianças brasileiras de 5 a 10 anos para tentar desvendar a fórmula da felicidade infantil. Veja as respostas para a pergunta: "O que te deixa muito alegre ou alegre?"


🔸o dia do seu aniversário (96% das respostas),

🔸praticar esporte (94%),

🔸brincar com os amigos (92%),

🔸as férias escolares (91%),

🔸assistir TV (90%).


🔴 A situação na qual se sente “muito triste” e “triste” (71%) é ficar longe da família.


É claro que, até hoje, ainda não se encontrou uma receita exata para a felicidade, mas oferecer a sua atenção, participar de brincadeiras, elogiar os esforços, incentivar a compaixão e a gratidão e ser um bom exemplo, podem dar essa sensação. É preciso estar presente.


A presença da família é essencial para os pequenos. Crianças felizes aprendem o que é felicidade com as pessoas que estão ao seu redor.

528 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page